Comentários sobre empreendedores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Luiz Seabra


Antônio Luiz da Cunha Seabra. Alguns podem nunca ter ouvido falar nesse nome, mas certamente já compraram (ou conhece alguém que comprou) algum produto de sua empresa. Luiz Seabra é o empresário brasileiro fundador da grande empresa de cosméticos Natura.

Seabra começou a trabalhar aos 15 anos de idade em uma gráfica, entretanto, não achava o trabalho nem um pouco prazeroso, fazendo sempre analogias a um tripallium - que é um instrumento de tortura da Idade Média. Dizia que o ambiente de trabalho era tenso, competitivo e quase cruel. Mas aos 25 anos, sua visão sobre labuta começou a mudar e seu entusiasmo aumentou quando foi trabalhar em um laboratório de cosméticos.

Em 1969, ele fundou, juntamente com seu sócio francês - Jean Pierre -, a empresa que deu origem à Natura. Nos primeiros anos, eles trabalhavam sem lucros, ou seja, trabalhavam apenas pela sobrevivência da empresa, até mesmo porque não possuíam recursos financeiros para realizar divulgações, investimento em embalagens, etc. Apesar das dificuldades financeiras, Seabra afirmou em entrevista que: "O dinheiro sempre faltava, mas a vontade e a ousadia nos fazia crescer".

Seabra e Pierre apostavam em princípios ativos de origem mais natural, que ainda não estavam "na moda", e utilizavam embalagens artesanais. Além disso, outro diferencial dessa dupla era o foco e importância que eles davam nas relações humanas dos empreendimentos, logo, faziam questão de personalizar os tratamentos das clientes - faziam isso por meio da venda direta, ou seja, as vendas "porta-a-porta". Vale ressaltar também que essa ideologia de privilegiar as relações humanas é também consequência do cenário mundial: expansão industrial do pós-guerra.

Além disso, o movimento feminista foi de suma importância para a empresa, pois a possibilidade de ser consultora Natura era uma garantia da tão almejada independência econômica das mulheres.


Na década de 70 surgia a primeira logomarca Natura. O desenho sugeria a imagem de uma flor, em que as pétalas são formadas por letras "n" (N de...? Advinha! hehe), que é a mais pura representação de uma vida que está nascendo e da beleza como um todo.


Em 1973, o volume de vendas cresceu consideravelmente, atingindo uma produção de 600 peças/mês e aproximadamente 50 consultoras. Devido a distinção da Natura das demais empresas, principalmente devido à venda personalizada, dois anos depois a organização já possuía 300 consultoras. Agora, Seabra já havia conseguido chegar ao ponto de divulgar seus produtos em todo o país e diferenciá-los, transformando, assim, a Natura, no final da década,  uma das principais empresas do ramo de cosméticos do mercado nacional (e posteriormente internacional) e considerada fenômeno mercadológico.

Em 1983, comemorando seus 15 anos de existência, a Natura lançou a campanha "Beleza não tem idade", campanha que teve enorme repercussão positiva, pois o marketing percebeu que as pessoas gostavam de ver o que é possível de ser bonito dentro da sua realidade - e não somente dentro do "padrão de beleza". Bom, vale comentar que, portanto, a recente propaganda da Dove não foi tão original assim, não é mesmo?!

Na década de 90, a empresa lançou sua nova logomarca e foi considerada uma das organizações benckmark do ramo.

O século XX para a empresa foi marcada mudanças significativas e ascendentes investimentos em P&D. Uma das linhas mais marcantes e importantes da época foi a linha Natura Bioequilíbrio, preocupando-se mais com "marketing verde", ou seja, preocupação com meio ambiente. Ademais, diante das mudanças, o branding também foi alterado, passando agora os valores de humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade, por meio da leve imagem e do slogan "bem estar bem".


O sucesso foi tão grande, que a Natura tornou-se uma das maiores empresas do ramo nacional e internacional, conseguindo obter em 2009 a marca de 1.000.000 de consultoras! Expansão praticamente exponencial!

Assim, nota-se que as características que viabilizaram o crescimento da Natura foram: foco no cliente; uso das vendas diretas; mudança no posicionamento estratégico; e vincular a empresa à preocupação ambiental. Mas o sucesso dessa imensa organização está principalmente relacionado às características de Luiz Seabra, que pode ser considerado um empreendedor criativo, humanista, determinado, corajoso e que valoriza e preza pela ética nas organizações e nas relações!




Abs!


Isabela Lana





Embasado no meu trabalho de faculdade.
Demais integrantes: Bárbara Vieira, Fernanda Aguilar, Luciana Tavares, Leandro Ribeiro e Thiago Freitas