Comentários sobre empreendedores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Larry Page e Sergey Brin


Google, poderoso instrumento de homogeneização cultural pode ser usado de maneiras diferentes e imprevisíveis” – Carlo Ginzburg. Não há dúvidas de que, atualmente, o Google é um dos gigantes da tecnologia, sendo considerado por anos o Top of Mind da Internet. Mas quem seriam os fundadores dessa marca avaliada em aproximadamente US$ 155 bilhões? Seus nomes são: Sergey Mihailovich Brin e Lawrence Edward Page (Larry Page).

Sergey Brin, nascido em 1973, é co-fundador e atual presidente de tecnologia do Google. Ele emigrou, em 1979, da União Soviética para os EUA, local este onde conseguiu se formar em matemática e ciências da computação pela Universidade de Maryland.

Larry Page, também nascido em 1973, é co-fundador, presidente de produtos e atual CEO do Google. Larry se formou em engenharia de computação pela Universidade de Michigan, posteriormente iniciou seu doutorado na Universidade de Stanford, onde se uniu a Brin e iniciaram o desenvolvimento do site de busca mais popular da internet atualmente.

Em 1996, juntos, Sergey e Larry começaram a pesquisar e desenvolver o Google, empresa que se tornou extremamente valiosa em poucos anos. No início, pensaram seriamente que essa união não daria certo, pois eles possuíam idéias bastante opostas um do outro, discordavam na maioria dos assuntos. Porém, após algum tempo juntos, perceberam que, na verdade, as idéias divergentes eram importantes para construir e continuamente complementar a empresa, a fim de que ela seja sólida – uma vez que é uma agregação de ideologias opostas.

A idéia primordial e motivadora para uma pesquisa mais aprofundada era desenvolver a tecnologia PageRank, isto é, classificar e ordenar os sites listados na busca de acordo com a relevância e importância das páginas para a pesquisa realizada pelo internauta.

Com a união de suas idéias, eles "abarrotaram seus dormitórios com computadores baratos", a fim de testar os seus sistemas do novo motor de busca na internet. Tal projeto cresceu tão rápido que chegou a "causar problemas de infra-estrutura de computação de Stanford", dessa maneira, eles puderam perceber que tinham conseguido criar um motor superior para pesquisa na internet. Após isso, resolveram, então, suspender seus estudos de doutorado para trabalhar mais em seu novo sistema.

O nome “Google” foi proveniente de um erro ortográfico da palavra “googol”, este consiste no número 10100, isto é, o número 1 seguido de cem zeros. A intenção seria “indicar a quantidade de informações que o motor de busca poderia processar”.


Em 1997, o nome de domínio Google fora registrado e a empresa constituída somente em 1998 – que inicialmente tinha como sede a garagem de uma amiga. A missão da empresa consiste em "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan, inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é: “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. Entretanto, “Don’t be evil” é o slogan informal da companhia, o formal é: “You can make money without doing evil” (Você pode fazer/ganhar dinheiro sem fazer o mal”). Além disso, existem outras filosofias que fazem parte da organização, como “você pode ser sério sem um terno” ou “o trabalho deve ser desafiador e os desafios devem ser divertidos”, e foram essas e dentre outras filosofias e cultura corporativa – considerada informal – que levaram a empresa Google, segundo a revista Fortune, como uma das melhores empresas para se trabalhar – ficando com o primeiro lugar em 2007 e 2008.

Em 2001, os fundadores do Google, Larry e Sergey, contrataram Eric Schmidt Emerson – na época em que este era presidente e diretor executivo da Novell (empresa americana de software). Schmidt, nascido em 1955, é um americano graduado em engenharia elétrica pela Yorktown High School, convém ressaltar que, em 1979 (três anos após sua graduação), ele projetou e implementou uma rede que ligou o computador central do campus aos diversos departamentos.


Em março de 2001, Schmidt entrou como presidente do conselho de administração do Google e, em agosto de 2001, tornou-se CEO da companhia. Além das funções tipicamente atribuídas a um CEO, ele também se concentra na "construção da infra-estrutura corporativa necessária para manter o rápido crescimento do Google como uma empresa e em garantir que a qualidade continue elevada". No início de 2011, a Google anunciou que Eric Schmidt deixaria de ser o CEO da empresa, entretanto continuaria como presidente executivo. O cargo, portanto, foi passado para Larry Page, co-fundador da organização.

Atualmente, o Google é o site mais acessado do mundo. Segundo a revista Forbes, em 2005, e com apenas 32 anos, Larry Page já tinha uma riqueza estimada em 7,2 bilhões de dólares, tornando-se o 55º homem mais rico do mundo. Em 2010, de acordo com a mesma fonte, o diretor, com 17,5 bilhões, já assume a 24ª posição do ranking, juntamente com Sergey Brin. Além disso, pode-se ter uma idéia da grandiosidade que se tornou essa companhia por meio da lista de marcas mais valiosas do mundo, em que o Google permaneceu por três anos consecutivos no topo da lista.


Abs!

Isabela Lana



Embasado em: